quinta-feira, 30 de maio de 2013

ATENÇÃO: TALVEZ VOCÊ TENHA DIREITO A RECEBER DIFERENÇA DO FGTS!




TRABALHADORES:VOCÊS PODEM RECEBER DIFERENÇA DO FGTS!
Vem aí um grande processo judicial sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) envolvendo muitos cidadãos com direitos a valores monetários. As Centrais Sindicais que representam os trabalhadores entraram com 33 ações na Justiça do Distrito Federal solicitando o recálculo retroativo da Taxa Referencial (TR) para repor o que calculam ser uma perda de 88,3% na correção do FGTS desde 1999, quando começou a ser reduzida, até chegar à zero em setembro do ano passado. Segundo cálculos feitos mostram que apenas nos dois últimos anos os trabalhadores teriam perdido 11%, se considerada a correção do Fundo com a evolução da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
 Nos últimos meses a inflação subiu mais de 6% ao ano, enquanto o Fundo teve redução na correção. O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, estima que considerando o saldo total do FGTS de mais de R$ 350 bilhões, o valor questionado pode chegar a 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Trinta milhões de trabalhadores estão sendo prejudicados. Embora a ação esteja focada no Fundo de Garantia, uma revisão da TR poderá causar impactos também na caderneta de poupança e em financiamentos imobiliários pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) que se utilizam da variação da taxa.
Desde 1999 a inflação pelo INPC supera a correção do FGTS.  Vamos ter esperanças? Os trabalhadores da ativa perdem com isso e os aposentados quanto perderam? O problema crucial é que o governo entrará com recursos através de abalizados juristas que farão tudo para empurrar para frente a questão, procurando argumentos e os trâmites ficarão difíceis, como ocorre com a briga das cadernetas de poupança nas reivindicações de correção dos planos econômicos, que já caíram no esquecimento. Será que o governo vai ser justo com o trabalhador? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário