segunda-feira, 22 de julho de 2013

LEMBRANÇAS DAS MÚSICAS POÉTICAS, CINEMA E ALTO-FALANTES


SERVIÇO DE ALTO-FALANTES A VOZ DO POVO

            DO TÚNEL DO TEMPO PARA AS LEMBRANÇAS DE HOJE!


                  Recordar o passado é viver duas vezes na vida. Recordar é viver sem do passado esquecer. Ainda garoto, locutor de Alto-Falante “A Voz do Povo” da pequena e inesquecível Centenário do Sul, onde minha família era proprietária do cinema local. Eu era locutor do Alto-Falante, minhas irmãs Dalva e Conceição eram bilheteiras, meu irmão que tinha apelido de “Zé Branco” era o gerente, meu pai Aristeu, o porteiro, meus irmãos Mário e Ribeiro ajudavam na limpeza da Sala cinematográfica e assessorava na cabine de projeção de filmes.



 Havia uma torre de 30 metros de altura onde se posicionavam os alto-falantes da Rádio Comunitária "A Voz do Povo "!
 Ouviam-se publicidades, recados de moradores e também músicas e estas eram as mais tocadas:


 

 TIMIDEZ


 Há muito tempo que eu                                           Observe quanta poesia nesta Estou amando você                                                   letra musical   na belíssima
Porém me falta coragem                                            voz de Nelson Gonçalves,
Pra declarar-me porque                                                a expressão máxima do
Você é tão retraída                                                          romantismo daquela
E eu retraído sou                                                                        época !
Por isso nenhum de nós
Ainda se declarou
No dia em que eu
Perder a timidez
Direi ao seu ouvido de uma vez
Não há pintor que retrate
O seu encanto porque
A natureza gastou
Quanto tinha de belo, 
Em você


 
 ANÍSIO SILVA - Outra bela música daqueles tempos:
        
 
 QUERO BEIJAR-TE AS MÃOS      
   
 Quero beijar-te as mãos
           
 Minha querida
 
 Senta junto de mim
            
 Vem, por favor
 
 És o maior enlevo
          
 Da minha vida
                    
 És o reflorir do meu amor
  
 Sinto nesta ansiedade
 
 Que minha alma invade
         
 Que me faz sofrer
    
 A luz de um divinal querer
 
 Eterna glória de viver

 
Se tu me quiseres tanto
 
 Quanto eu que vivo
     
 Para te adorar
   
 Será um mundo de esplendor
           
 O nosso amor
   
 Amor, nosso amor.

                              
  Este era um dos maiores cantores brasileiros , nota-se aí versos poéticos do grande Anísio Silva. O cantor colocava nas paradas de cinco a seis canções, em todo o Brasil. Não teve a sorte de viver a era das comunicações, mas foi injustiçado. Eu estudo música e, dia desses, ao pesquisar sobre o hit “Alguém me disse”, li a informação de que a música foi grande sucesso de Gal Costa. Realmente,Gal interpretou magnificamente a canção, mas não teve o mesmo sucesso que Anísio teve com a melodia, ainda nos anos sessenta. Outro grande injustiçado foi Noite Ilustrada, com seu vozeirão que lembra o maior de todos, Emílio Santiago. Nélson Mota, o grande garimpeiro da música brasileira, bem que poderia resgatar esses grandes valores do passado. Um abraço, Setti.
  • Alguém Me Disse

    Anísio Silva

    Alguém me disse
    Que tu andas novamente
    De novo amor, nova paixão
    Toda contente
    Conheço bem tuas promessas
    Outras ouvi iguais a essas
    E esse teu jeito de enganar
    Conheço bem
    Pouco me importa
    Que te beijam tantas vezes
    E que tu mudes de paixão
    Todos os meses
    Se vais beijar, como eu bem sei
    Fazer sonhar, como eu sonhei
    Mas sem ter nunca
    Amor igual ao que eu te dei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário