quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

AS PESSOAS BUSCAM INTERNET PARA FUGIR DA SOLIDÃO E ACABAM MAIS SOZINHAS

Por que o mundo virtual atrai as pessoas que se sentem sós? Psicólogo afirma que na web o adolescente garante o anonimato e afasta os receios. Só que a proteção também é virtual e pode levar a doenças e distúrbios emocionais.


Jovens, adultos, pessoas idosas estão deixando de fazer um monte de coisas por causa da internet para driblar a solidão. Diante da dificuldade de fazer amigos e se integrar a outros grupos, eles se escondem atrás de uma tela de computador e se viciam no anonimato.
Há pessoas que ficam quase dia e noite de olhos no computador, celular, em busca de atrações, compartilhamento, jogos ou vendo postagens curiosas no Facebook.

Segundo os psicólogos não há dúvidas : a solidão pode levar a compulsões, e hoje a internet está entre as mais perigosas. “Se torna uma doença, quando um indivíduo, efetivamente, não consegue mais se relacionar com as pessoas a sua volta, onde a realidade concreta se torna tão ameaçadora, que ele se refugia na internet. Há caso de jovens que ficam até 35 horas  conectado de maneira ininterrupta”, revela.

Mas o que tem de tão fascinante no mundo virtual? Por que ele anda atraindo tantas pessoas que se sentem sós?
 “Você garante o seu anonimato e, dessa maneira, afasta muito seus receios, suas inseguranças e, principalmente, o seu medo de não ser aceito. É uma janela para o mundo onde você se sente completamente protegido”, afirma a psicologia.
Só que a proteção também é virtual. E pior: pode levar a doenças, a sérios distúrbios emocionais. O filho dela precisou de acompanhamento médico e terapias durante 18 meses. O resultado foi melhor do que ela esperava. O filho já teve alta. “Ele passou a ter amigos, a participar de jogos. Chegou a ser goleiro em um time que eles formaram, entre amigos. No final do ano, parou de trabalhar e disse que ia se dedicar para o vestibular e passou em duas faculdades. Então, escolheu uma”, revela a mãe do jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário