sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O ALERTA DE JOAQUIM BARBOSA À NAÇÃO BRASILEIRA

8/02/2014
 às 9:55 \ DemocraciaLegislação

O alerta de Joaquim Barbosa

Que o alerta feito pelo ministro Joaquim Barbosa possa ecoar pelo Brasil todo, para que ninguém diga, depois, que não foi avisado:
Esta é uma tarde triste para este Supremo Tribunal Federal, porque, com argumentos pífios, foi reformada, jogada por terra, extirpada do mundo jurídico, uma decisão plenária sólida, extremamente bem fundamentada, que foi aquela tomada por este plenário no segundo semestre de 2012. Peço vênia à maioria que se formou e voto pela rejeição dos embargos infringentes.
Uma maioria de circunstância, formada sob medida para lançar por terra todo o trabalho primoroso levado a cabo por esta corte no segundo semestre de 2012. É a isso que nós acabamos de assistir. Inventou-se inicialmente um recurso regimental totalmente à margem da lei com o objetivo específico de anular, de reduzir a nada um trabalho que fora feito.Sinto-me autorizado a alertar a nação de que este é apenas o primeiro passo. Essa maioria de circunstância tem todo o tempo a seu favor para continuar na sua sanha reformadora.
Muitos já tinham visto a fala do ministro, claro, mas não poderia deixar de registrá-la aqui também. Infelizmente, em poucas horas o Brasil todo estará pulando Carnaval, curtindo a folia, entorpecendo-se até não poder mais, para esquecer os problemas e viver como se não houvesse amanhã.
Há. Sempre há. E, no nosso caso, poderá ser bastante sombrio se o alerta de Joaquim Barbosa encontrar ouvidos moucos pelo país. Acorda, Brasil!
Rodrigo Constantino

Nenhum comentário:

Postar um comentário