quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

INSPIRADO EM LEGO, GOOGLE VAI LANÇAR CELULAR MODULAR DE 50 DÓLARES

Smartphone permitirá que usuários montem aparelhos de acordo com suas necessidades e troquem componentes, como câmeras, quando conveniente

Divulgação
Projeto Ara (Divulgação)
O Google planeja lançar no começo de 2015 uma linha de smartphones modulares, cujas peças lembram o brinquedo Lego. O aparelho, que vai chegar ao mercado a partir de 50 dólares, pode ser montado de acordo com as necessidades do usuário. Todos os seus componentes (memória, câmera, bateria, tela) são acopláveis. Isso significa que os consumidores podem melhorar o desempenho do dispositivo adquirindo novos recursos.
A ideia nasceu na Motorola e foi incorporada pelo Google depois da aquisição da companhia, em 2012. A proposta, batizada Projeto Ara, trata o smartphone como um conjunto de blocos, que podem ser modificados facilmente — exatamente como ocorre com as peças de Lego. 

Em entrevista à revista TIME, Paul Eremenko, do Google, afirmou que o protótipo ficará pronto nas próximas semanas. O objetivo da empresa é lançar os celulares modulares no começo de 2015. Ainda de acordo com a companhia, os smartphones não se conectarão às redes 3G e 4G. A única forma de navegar na web através do dispositivo será por meio do Wi Fi. 
Os blocos do smartphone serão conectados através de uma base, que será oferecida aos consumidores em três tamanhos: pequeno, médio e grande. Esses esqueletos serão vendidos pelo próprio buscador, a partir de 50 dólares, e os módulos serão desenvolvidos por fabricantes. O protótipo do aparelho será exibido publicamente, pela primeira vez, em abril, durante uma conferência para desenvolvedores organizada pelo Google na Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário