quarta-feira, 30 de abril de 2014

CHOCOLATE DIET OU LIGHT ENGORDAM? E O ZERO? QUAL É A DIFERENÇA?



Chocolate funcional ajuda no combate à TPMAcabou a Páscoa. Mas o armário ainda está cheio de ovos de chocolate que a família ganhou. Por mais que sejam gostosos, delícia pura, nem as crianças conseguem acabar com todos em um único dia. Sobraram vários, ainda fechados e embrulhados. Vale trocar por outros tipos de chocolate light, diet ou zero? Engordam menos? Seriam mais saudáveis? 
Estas dúvidas são muito relevantes, ainda mais se considerarmos que, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos, em 10 anos houve um aumento de 800% no consumo de produtos dietéticos no Brasil. Por isso, entender as diferenças entre eles é importante para consumirmos com tranquilidade - e sem errar na escolha - o que for mais adequado para as diferentes necessidades de cada um de nós.
Chocolates DIET: são aqueles em que foi retirado o açúcar. Por isso servem para quem tem diabetes. Mas CUIDADO! Não servem para dietas em que se deseja perder peso, pois para o gosto permanecer atraente, a quantidade de gorduras adicionadas acaba sendo maior ou equivalente. Resultado: a quantidade de calorias do chocolate diet pode ser igual ou maior do que o chocolate normal. Portanto, NÃO EMAGRECE.
Chocolates LIGHT: esta linha de produtos tem como característica a redução de pelo menos 25% do teor de calorias, quando comparado ao chocolate normal. Para conseguir isso, os fabricantes diminuem a quantidade de algum nutriente energético, que pode ser o açúcar ou a gordura, por exemplo. Por isso, os produtos light não servem para diabéticos, pois ainda contem açúcar em sua fórmula. Menos açúcar, apenas. Mas contém açúcar. Vale sempre a pena, no caso dos produtos light, consultar a tabela nutricional, para saber exatamente qual foi o nutriente energético que foi reduzido e em qual porcentagem. Portanto, os chocolates light tem uma redução de calorias de pelo menos 25% quando comparados aos chocolates normais. Estes, sim, AJUDAM QUEM QUER PERDER PESO. Mas sem exageros, senão não adianta nada!

Chocolates ZERO: são como os DIET. Geralmente não têm um nutriente específico na sua fórmula. Podem ser ZERO AÇÚCAR, ZERO GORDURA ou ZERO LACTOSE. São específicos para dietas especiais. Quem tem intolerância à lactose, por exemplo, pode tranquilamente consumir um chocolate “zero lactose”.  Importante: ser “zero” não significa ter menos calorias. Produtos ZERO, portanto, podem não servir para quem quer perder peso. Fique atento ao rótulo!
 
Chocolate é muito gostoso. Dá energia e faz bem. Saiba o que é melhor para você e aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário