sexta-feira, 30 de maio de 2014

USAR ADOÇANTE EM VEZ DE AÇÚCAR ADIANTA ALGUMA COISA?


O adoçante foi criado com o excelente propósito de adoçar a nossa vida sem calorias. Isso seria maravilhoso se funcionasse, mas infelizmente há mais contras do que prós nesse caso. Abaixo resumi um artigo do Gease que fala de uma forma bastante completa sobre o assunto.
Ado?te
Existem estudos que mostram que o uso de adoçantes induz ganho de peso e redução da saciedade. No caso do uso do aspartame ou sacarina sódica, com o mesmo consumo calórico, pode-se ganhar mais peso do que se estivéssemos comendo açúcar. Em outro estudo, ratos expostos aos adoçantes ganharam peso mesmo sem alterar o consumo calórico. E o mais grave é que esse ganho de gordura que pode ocorrer pela exposição ao sabor doce pode continuar mesmo após a interrupção do consumo de adoçantes.
Aquilo que nós marombeiros buscamos é um equilíbrio da insulina em todos os momentos do dia (exceto na refeição pós treino). A insulina elevada aumenta os depósitos de gordura e isso é exatamente o que o adoçante faz. Mesmo sem calorias, o corpo sente o sabor doce e sinaliza para o pâncreas começar a trabalhar.
O aspartame é formado por fenilalanina e ácido aspártico (aminoácidos), além do metanol (álcool utilizado também na produção de combustíveis). Esses aminoácidos participam da regulação de alguns neurotransmissores. Há evidência de que consumo de aspartame pode causar dificuldade de concentração, insônia e outros distúrbios mentais.
Além disso, metabólitos do metanol como o formaldeído e a diketopiperazina, são neurotóxiocos e potencialmente cancerígenos. Sabe-se que o formaldeído é um dos fatores mais importantes na patogenia da enxaqueca. Há evidência de que o consumo de aspartame reduza escores de memória, o que parece estar associado ao estresse oxidativo (radicais livres) neuronal e redução da disponibilidade de glicose no cérebro.
O melhor a fazer continua sendo diminuir as quantidades de açúcar onde temos a opção de o fazer. Aos poucos colocamos uma colher de açúcar no café (em vez de 2 ou 3), depois meia e assim por diante. São muitas opções saborosas, engordativas e até cancerígenas. Escolha a sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário