domingo, 1 de junho de 2014

BLOG RELIGIÃO : MOTIVOS PARA ACREDITAR EM DEUS !

Quem é Jesus?
                   Seria Ele meramente o fundador da religião cristã, exemplo de auto-sacrifício e humanitarismo? Teria sido um advogado do amor, da paz e da liberdade?
                 Jesus disse que é Deus. Ele era íntegro e sadio, sóbrio e firme. Ele foi e é a pessoa mais íntegra deste mundo. Seus pensamentos eram lógicos e consistentes.
                Se Ele era tão bom por que foi crucificado?
               Sem dúvida foi por dizer-se Deus.

No mundo há três tipos de pessoas:
(1) Os ateus que não creem em Deus
(2) Os agnósticos, não têm conhecimento seguro sobre a Deidade. Por um lado eles não ousam dizer que não existe Deus, mas por outro lado não estão claros a respeito da existência de Deus.


image
1- Causa e efeito
Existe uma lei no universo: a lei da causa e do efeito. Para se ter um efeito, deve haver a causa. Tudo é causado por alguma coisa.
Nesse caso, existe a concepção de que deus seria o criador do universo, se há universo, algo o causou e segundo essa linha de raciocínio, esse algo seria deus.
2- Vida com propósito
No DNA de cada ser vivo existe um código genético escrito. O estudo do DNA traz evidências de que haveria um parentesco comum.
Partindo do primeiro princípio, se existe um código, ele deve ter sido desenvolvido por alguém né? Talvez, o criador desse DNA que deu origem aos demais seria deus. Foi esse o argumento que converteu um dos criadores do projeto Genoma.
3- Complexidade irredutível
Existe a teoria da complexibilidade irredutível, para explicar darei o exemplo do flagelo bacteriano, ele se constitui de uma calda e um motor que move a calda, assim o flagelo se movendo.
image
O flagelo bacteriano é composto de um motor bastante complexo do tamanho ínfimo, caso UMA das pequeníssimas peças que compõem esse motor não existisse, o motor não conseguiria funcionar.
image
Dada a altíssima complexidade desse mecanismo, se mostra impossível a hipótese dele ter evoluído de algo de complexidade inferior.
Ainda que a bactéria evoluísse formando suas peças, jamais seu motor funcionaria, pois para o motor funcionar é necessário que todas as peças tenham determinado tamanho, estejam corretamente interligadas e na ordem certa de montagem.
Logo, se pode presumir que algo desenhou essa bactéria e que este algo a teria desenhado provavelmente com o objetivo que tal mecanismo complexo funcionasse e a bactéria pudesse viver.
Daí podemos conjecturar que esse algo é no mínimo inteligente para criar outro ser, dessa conjectura teriamos a ideia de que existe um criador inteligente. Este criador inteligente seria deus.
Esses sistemas irredutíveis trazem luz às possíveis falhas da teoria da evolução, apesar de que não anula a teoria da evolução.
A evolução pode ter ocorrido de forma natural e em alguns desses casos de sistemas irredutíveis, deus teria agido. Ou ainda deus teria criado as condições para que o universo se desenvolvesse com a evolução, esta seria uma hipótese em que a evolução e deus existiriam harmoniosamente.
4- A teoria da evolução ainda é uma teoria
Caso a teoria da evolução não seja de fato uma realidade (probabilidade baixa na minha opinião), não restam muitas outras teorias para a criação do universo e da vida senão por um criador.
Levando em consideração a diversidade da vida e a complexibilidade dos sistemas para que possa haver a sociedade – se existe tal criador -.é possível que tenha criado o mundo por um propósito.
Existem índicios que negariam a teoria da evolução, mas nem vou citá-los pois também são muitos e facilmente contestáveis.
5- Faça as continhas
A matemática indicaria que o universo seria projetado por um criador inteligente.
Vamos dar o argumento mais usado para explicar isso.
Uma pessoa tem 100 moedas em um saco, todas elas numeradas de um a cem. Daí você sacode o saco e tenta tirar de forma aleatória todas as moedas na sequência correta de um a cem. Ex:1,2,3…99,100.
Pegar a moeda primeira teria a probabilidade de 1% de pegar a número 1, na segunda moeda seria de 1,01% a probabilidade se pegar o número 2 e assim por diante, até a centésima moeda. Multiplicando as probabilidades, é bem próximo de zero.
Isso implicaria que chegar ao resultado final desejado, que é conseguir pegar todas as moedas na ordem crescente de 1 a 100, seria ou uma absurda coincidência, ou um resultado “fabricado”.
Bem, na criação do mundo, muito, muito mais que 100 variáveis estavam em jogo e mesmo assim o resultado final (que é o nosso planeta funcionando de forma consistente e a raça humana dominando o planeta) teria sido produzido dentre outras trilhões de possibilidades possíveis.
Analisando as outras possibilidades, a probabilidade de termos chegado a esse resultado que chegamos é MUITO próxima de zero, o que mostra que é uma ABSURDA coincidência ou o resultado teria sido “fabricado”.
A simplicidade de algumas fórmulas matemáticas é algo intrigante, podendo ter sido muito bem criadas.
Dizem que tudo que não pode ser provado não existe e que tudo que pode ser provado existe, porém a matemática nega isso, através mecânimos simples numa equação, podemos provar pela matemática que 1 é igual a 0 e sabemos que isso seria mentira. Além do mais quantas coisas que existem hoje a ciência antiga dizia que não existia?
Se você acha que o mundo foi criado por acaso, eu te faço um desafio, coloque um milhão de macacos em frente a computadores digitando até o infinito, nós sabemos que uma hora um dos macacos aleatoriamente vai digitar em ordem de forma perfeita toda a obra de Shakespeare.
Isso é verdade em tese, mas na prática nós sabemos que não dá pra produzir aleatoriamente algo tão complexo e grande como a obra de Shakespeare. O universo é muito maior que a obra de Shakespeare.
Imagine agora o universo e todas as suas complexas variáveis, as marés, as órbitas e os planetas, seria ingenuidade achar que poderia ter sido feito sem propósito, quando estas coisas tão complexas trabalham para um propósito de probabilidade tão pequena.
6- Coincidências
Várias “coincidências” ilustrariam que teríamos chegado a esse ponto que chegamos na civilização humana através de condições que teriam sido criadas para que chegássemos onde chegamos. Levando em consideração a complexidade dessas condições, teriam sido criadas por um criador inteligente.
A Terra gira em seu eixo a 1000 milhas por hora, se girasse a 100 milhas por hora, as noites e dias seriam dez vezes mais longos, impossibilitando a vida Terra existisse como existe atualmente, ou simplesmente impossibilitando que houve alguma vida inteligente.
O Sol tem uma temperatura de 10.000 graus Fahrenheit, se fosse mais quente, morreríamos queimados, mais frio, morreríamos de frio, se fosse um pouquinho mais perto morreríamos também queimados e se fosse um pouquinho mais longe, advinha?
A angulação da Terra em 23 graus oferece as 4 estações, se não tivesse exatamente essa angulação, os vapores do oceano se deslocariam par.a norte e para sul, criando enormes continentes de gelo nos pólos.
Se a lua fosse 50.000 milhas mais longe, o que é uma mudança pequena tomando em consideração sua distância, seria o suficiente para que as marés inundassem os continentes duas vezes por dia, impossibilitando a vida como ela é hoje, até as montanhas seriam encobertas.
Se a crosta da Terra fosse déz pés mais grossa, faltaria oxigênio para a vida.Se o oceano fosse dez péz mais fundo, os gazes serias absorvidos e a vida vegetal ficaria impossível.
Existem um montão de “coincidências” como estas, mas ou devem ser coincidências, ou devem ser afirmações falsas, ou existe um criador inteligente.
7- Valores similares
Tem todas aquelas razões morais que eu prefiro ignorar, são muitas mesmo. São meio ridículas, do tipo: Como os homens viveriam em sociedade se não fosse por deus. Ele traz para a sociedade o código de moral, ética, valores, amor, perdão, blá, blá, blá.
Uma explicação para a existência de padrões coincidentes de moral entre vários povos distintos seria que esses padrões teriam sido desenhados pelo mesmo criador. Povos, mesmo isolados um dos outros e vivendo sob diferentes circunstâncias, podem possuir uma raíz moral comum.
8- A própria possibilidade admite a impossibilidade
A própria possibilidade da existência de deus, um ser TÃO poderoso já implicaria num censo de que ele existiria em quase todas as situações. Pois um ser TÃO poderoso poderia criar um mundo onde não haveria provas que ele existisse, ele é TÃO poderoso que poderia criar um mundo em que ele simplesmente não existisse ou que sua existência não pudesse ser provada.
As possibilidades para esse ser TÃO poderoso seriam infinitas.
Falam que não há provas que deus existe, e que não deveríamos acreditar nele então, mas algo que deveríamos aprender com os criminologistas é que ausência de evidência não é evidência de ausência.
9- O tudo não é criado do nada
Seria a figura divina “melhor” explicação para quem teria criado o universo? “Melhor” do que o “nada”.
Outra explicação “melhor” seria que em algum momento do passado finito, só um ser tão perfeito e infinito com deus seria capaz de criar um universo tão “perfeito” como o nosso. O mundo teria surgido do big bang, mas quem criou esse big bang? O universo teria começado em determinado momento, mas o que haveria antes desse momento?
10- Verdades nem sempre podem ser provadas
A figura divina não se vê, não se sente, não se ouve. Mas isso não significaria que não exista uma figura divina, existe uma infinidade de coisas que “existiriam” e mesmo assim não se veem, não se sentem e não se ouvem.
Se deus existe, como provaríamos a existência de um ser TÃO perfeito, supremo e poderoso, pela ciência humana dos dias de hoje?
Existem várias ideias e coisas que não podem ser cientificamente provadas e mesmo assim são bastante racionais de aceitar e chamamos de verdades:
Como verdades metafísicas, elas respodem perguntas como: Se há outras mentes pensantes além da minha? Se o mundo externo é real? Se o passado não foi criado a 1 minuto atrás? São perguntas que não podem ser provadas pelo método científico, mas nós “sabemos” a resposta de outra forma.
Como verdades éticas, também não podem ser provadas pela ciência, principalmente quando se fala de valores, não podemos provar pela ciência se os valores da Alemanha nazista e da Suécia são diferentes, ou quais seriam o certo e quais seriam os errado.
Como verdades estéticas, a ciência não pode provar certamente a beleza da vida.
Como a ciência, que não pode sempre ser julgada pelo método científico, a ciência está cheia de presunções que não podem ser provadas, vide o exemplo da teoria da relatividade, que é toda dependente da presunção que a velocidade da luz é constante na direção entre um ponto A e um ponto B. Mas não se pode provar isso.
A comunidade científica assume muitas ideias que não podem ser provadas para poder aceitar algumas teorias e entretanto, muitos acreditam nessas teorias.
Até agora alguém já explicou o amor? Muitos não podem provar que ele existe, mas acreditam nele devido aos efeitos que somente ele poderia ter feito em suas vidas. O mesmo vale pra deus.
Conclusão
image
TODOS os argumentos apresentados são facilmente contestados e todos sabemos que existem outros milhões argumentos para cada lado.
Se fosse me guiar por esses argumentos, eu acho seria ateu, mas acredito em deus, porque levo muito mais em consideração as minhas experiências pessoais para decidir no que acredito do que argumentos.
Eu só posso crer fielmente no que vi e vivi, e é com base disso que faço minhas conclusões, pois sei que vivo melhor assim e é ótimo ter a liberdade de acreditar no que eu quiser. Entendo que crer em deus não acrescenta nada na vida de muitas pessoas, que não gostam e nem conseguem acreditar, não tendo outra opção senāo não acreditar em deus.
Enquanto muitos religiosos creem na infalibilidade de seus deuses, muitos incrédulos creem na infabilidade do próprio raciocínio. Enquanto muitos religiosos creem no conteúdo de seus livros sagrados, muitos incrédulos creem na ciência acadêmica mutável da sua época.
Gostaria muito de viver num futuro onde o respeito excedesse às diferenças e a intolerância. Até lá, contunuarei a ter fé que pelo menos esse futuro existirá.
image

Nenhum comentário:

Postar um comentário