sábado, 29 de novembro de 2014

O QUE FAZER PRA SAIR DESTA TRISTEZA?

ESTOU TÃO TRISTE!!!

AJUDE-ME A SER ALEGRE E FICAR DE BEM COM A VIDA!




Foto: Stock.xchng / Divulgação


O medo é um sentimento comum, que pode ser definido como uma angústia ou inquietação antes de um perigo real ou imaginário. É importante que se compreenda que para que o medo apareça é necessário algo ou alguém que represente uma ameaça.É um sentimento natural e necessário ao homem - o problema começa quando ele causa sofrimento e prejudica a vida e a carreira da pessoa. Assim como ele, a insegurança também é algo muito presente na vida as pessoas.
— Um exemplo clássico que acontece na vida profissional que é certa mistura desses dois sentimentos é quando você tem tudo na ponta da língua para a reunião, mas, na hora H, não consegue expor o que pensou. E o que acontece? Aquela sua grande idéia acaba sendo sugerida por um colega e saudada por todos como a grande solução do problema. A reunião termina e você permanece ali, frustrado e sentindo-se mal. Por que você não falou?— expõe o psicólogo e coach Alexandre Borba.
A resposta não é nenhum mistério: você não falou porque estava inseguro de si, porque sentiu medo.
— Vejo várias histórias de profissionais talentosos que perderam boas oportunidades na carreira devido a esse medo - assim como também existem os exemplos de pessoas que não são tão brilhantes assim, mas que por saber administrar bem seus medos, alcançaram posições de destaque na sociedade— acrescenta.
A questão que deve ser pensada é: sentir medo é normal, porém, o que diferencia uma pessoa das outras é a forma como ela administra esse sentimento. O problema é quando o medo é exagerado e traz consigo outros fatores como a insegurança, baixa auto-estima e depressão. É importante verificar se o que está acontecendo é realmente uma ameaça ou apenas uma fantasia.
Alternativas
Para passar por cima disso, existem atitudes que podem ser tomadas por todos. Uma delas é identificar as situações em que você se sente seguro de si e os seus pontos fortes. De nada adianta focar apenas nos seus pontos fracos. Ao reconhecer o que existe de bom em si, você se permite ganhar mais confiança própria. Pense no que tem feito bem, nas suas vitórias do passado e no que o deixa feliz consigo próprio – e deixe de lado o que os outros dizem ou pensam.
Além disso, você pode fazer perguntas a si mesmo e tirar todas as suas dúvidas sobre o que o aflige.
— As maiores inseguranças surgem quando a pessoa não sabe o que dizer ou fazer. Uma das formas mais simples de vencer este constrangimento é fazer perguntas à outra parte. Para isso, você pode eleger um ponto de referência: uma pessoa na qual você se espelha e acha que sabe lidar bem com esses momentos— sugere o psicólogo.
Por último, mas não menos importante, o especialista aconselha que você dê o primeiro passo, tenha coragem e enfrente o que lhe faz mal. Nessas horas, essa atitude é a parte mais difícil. Não existe uma fórmula exata para lidar com os medos e inseguranças, mas força de vontade, autoanálise, treino e coragem são atitudes necessárias para passar por cima desses medos. Aprenda a não se proteger de si mesmo e enfrente as suas inseguranças com firmeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário