sexta-feira, 30 de outubro de 2015

HOJE É DIA DO COMERCIÁRIO! A TODOS ... PARABÉNS!!!



Como e quando surgiu o dia do Comerciário?
                       O “Dia do Comerciário” é comemorado em todo o Brasil no dia 30 de outubro. Para os que ainda não sabem a razão desta importante data, é necessário voltarmos no início do século passado, quando começaram a surgir as primeiras associações e uniões de empregados no comércio para lutar contra os abusos a que eram submetidos pelos empregadores (mais tarde essas associações iriam se transformar em sindicatos). 
                               Os comerciários eram obrigados a cumprir jornadas de trabalho superiores a 12 horas diárias e trabalhar aos domingos e feriados sem direito a folga, além de conviverem com a ameaça de demissão, caso reclamassem desse regime de servidão. 
                              Contra essa exploração, surgiram, em vários estados da federação, organizações de comerciários. Essas organizações prepararam, no dia 29 de outubro de 1932, uma grande manifestação no Rio de Janeiro, com aproximadamente cinco mil comerciários marchando em direção ao Palácio do Catete, onde foram recebidos pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. 
                               Neste memorável encontro, os comerciários entregaram ao presidente as reivindicações da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso remunerado aos domingos. Este fato marcou a categoria dos comerciários como os precursores da luta dos trabalhadores na conquista da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso aos domingos e feriados.
                                 O dia 30 de outubro ficou marcado como o “Dia do Comerciário” e a reivindicação da categoria foi, posteriormente, estendida a todos os trabalhadores do Brasil. Assim, sugerimos a realização dessa Sessão Solene para relembrarmos, nesse dia, a trajetória de conquistas, o espírito de luta e a determinação daqueles companheiros comerciários. Bem como, para renovar essa luta em busca de novas conquistas por melhores condições de trabalho e de vida. As informações são do site :www.joseairton.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário