quinta-feira, 29 de outubro de 2015

VAMOS PERDER OS MITOS, ANTES DO PESO. O CORPO NÃO PERDE PESO FÁCIL E TE DEIXA MAS MAGRO!

  


         Para começar, perder peso não é sinônimo de perder gordura. Seu peso abaixa por vários motivos, incluindo perda de gordura, de músculos, de água, entre outros. O que as pessoas geralmente querem é perder gordura e isto atrai muita desinformação, além de falsas promessas, por ser algo relacionado à estética, cujo apreço na nossa sociedade é sempre super valorizado.

           É comum hoje as pessoas terem uma balança em casa e tirar medidas do peso diariamente, principalmente as mulheres. Esta neura não faz sentido nenhum. O corpo não queima ou ganha significativa quantidade de gordura de forma permanente em um intervalo tão curto de tempo. Diferenças grandes de um dia para outro podem ser causadas por desidratação, excreção ou comida em excesso, mas logo são normalizadas pelo corpo. Um exemplo disso é o fato de, pela manhã, quando acordamos,  parecermos mais magros do que ao longo do dia. Durante o sono sofremos uma desidratação por causa das perdas de água não repostas, tanto pelo suor, formação de urina e respiração. Com isso, a camada adiposa da pele fica mais seca e aquela roupa que cabia perfeitamente de manhã começa a fica mais apertada de tarde. Portanto, usem a balança com um intervalo de, pelo menos, uma semana. E confie mais no espelho do que no peso, porque este não vai mentir para você. Peça também a opinião sincera de um amigo ou, melhor, de um profissional sobre sua aparência e estado físico. Muitas vezes a pessoa está malhando e começa a perceber que está ganhando mais peso do que perdendo e acaba desanimando. O que muitos não sabem é que massa muscular é muito mais densa do que a massa adiposa ( gordura corporal). Se você perder o mesmo volume de gordura do que ganhou de músculo, irá estar mais pesado do que antes.
Não faz sentido ficar neurótico com a balança; uma referência muito mais fiel pra definir o seu físico atual é o espelho.

              Outro ponto importante são as promessas de produtos e programas na perda de grandes quantidades de gordura de maneira saudável. Perder até 1 quilo de gordura por semana de maneira saudável é possível, com muito esforço e sacrifício. Mas, mais do que isso, é uma enganação e até pode ser perigoso. Fazer dietas malucas de alta restrição calórica ( normalmente ingestão calórica inferior a 800 Kcal diárias) só fazem efeito durante o período da dieta e o indivíduo acaba ganhando tudo de novo logo depois de finalizá-la. Além disso, a grande perda de peso vai envolver perda de massa muscular e adiposa, sem contar a óssea, em casos mais extremos, devido à restrição alimentar exagerada. E isso não é nem um pouco indicado. Mesmo se você estiver ingerindo o mínimo recomendado de nutrientes diários, um radical corte na ingestão de calorias leva a uma fraqueza excessiva e maiores chances no desenvolvimento de cálculos biliares, risco de uma significativa acidose sanguínea ( não confundir com a extrema e perigosa acidose devida à diabetes tipo 1) e desordens cardíacas. O mais grave é que este tipo de dieta radical precisa de um acompanhamento médico e a maioria que a segue não o fazem. Com isso, é cortado uma grande quantidade de nutrientes essenciais, levando a graves danos à saúde. Dieta é feita equilibrando-se calorias com nutrientes, escolhendo de maneira correta os alimentos e, o principal: gostando dela para durar o máximo possível na sua vida.
Não caia em promessas milagrosas de perda de peso; na melhor das hipóteses, você irá perder o peso prometido, mas irá junto muito mais do que gordura

             Outro mito é pensar que existam certos alimentos que queimem, eficientemente, gordura. Nenhum alimento faz isso. O que pode acontecer, no máximo, é que quantidades razoáveis de cafeína , e outros estimulantes, presente  em certos vegetais e frutas ( na feitura de chás, por exemplo), aumentem o metabolismo basal momentâneo, estimulando um aumento de temperatura e atividade. Isso faz com que ocorra uma maior gasto de energia, mas bem baixo para causar queima significativa de gordura. Os famosos termogênicos de academia incluem quantidades absurdas destas substâncias em sua composição, gerando efeitos bem maiores no gasto energético mas que não compensam os possíveis efeitos colaterais. Aliás, diversas substâncias utilizadas nestes suplementos já foram banidas ao longo dos anos, e a luta é grande para a redução de certos estimulantes, como a cafeína e sinefrina, na suas receitas. Em alguns, ambas as substâncias ultrapassam o dobro das quantidades diárias recomendadas por órgãos de saúde.
Excessos de estimulantes como a cafeína podem induzir a uma maior queima de gordura pelo corpo, mas o efeitos colaterais podem não valer a pena; e sem uma dieta balanceada, o efeito é mínimo

           Outro engano é pensar que quanto mais exercícios físicos você fizer, mais gordura você vai queimar. Para se ter uma ideia, estudar por 20 minutos queima em torno de 35 quilocalorias, fazer pilates queima 100 quilocalorias e jogar futebol queima 140 quilocalorias, ambos os últimos pelos mesmos vinte minutos e em aproximação*. Enquanto isso, um pequeno bombom às vezes chega a ter 110 quilocalorias! Para você perder próximo de meio quilo de gordura, é preciso gastar mais de 3500 quilocalorias! Ou seja, só musculação e outras atividades físicas pesadas não ajudam muito o processo de perda adiposa se a alimentação não for o enfoque principal. O mais importante é ingerir menos calorias do que gasta, tomando grande atenção com a insulina. E os resultados não vem do dia para a noite. É preciso paciência. E um absurdo é pensar que gordura pode virar músculo com os treinos de musculação. Quem nunca ouviu isso em academia? Para você construir músculo é necessário aminoácidos, vindos de uma dieta proteica. Gordura só vira energia. E isso é importante, porque se você restringir sua alimentação, cortando carboidratos e proteína, confiando apenas na sua massa de gordura, a única coisa que vai acontecer é perda de gordura e provável diminuição da massa muscular pelo catabolismo da mesma.
Exercícios físicos, sem dieta, não surtem efeito praticamente nenhum na perda de peso


         E sobre perder gordura de forma localizada? Isso é possível? A resposta: outro mito. Seu corpo não pensa na perda de gordura da maneira que você quer que ele pense. Se você fizer numerosas abdominais e outros exercícios que peguem a região da barriga, você não perder mais gordura ali do que em outras partes do corpo. A perda de gordura ocorre de maneira homogênea. Se você quer secar a barriga, vai ter que fazer esforço suficiente para secar todas as outras partes junto. Durante os exercícios, você não vai nem mexer nas suas células de gordura. Seu corpo irá utilizar as reservas de glicogênio, fosfocreatina e glicose disponíveis. Depois é que ele, dependendo da sua dieta, irá até suas reservas gordurosas para repor a reserva principal gasta. E, neste momento, a gordura vem de todas as partes via circulação sanguínea. O que é estimulado diretamente com os exercícios localizados é a massa muscular. Se o mesmo acontecesse com massa de gordura, praticar corridas e caminhadas acabariam só com a gordura da perna, deixando o resto gordo. Imagina o quanto isso seria esquisito! A única forma de perder gordura localizada é através de cirurgia. Mas aí os riscos podem não compensar, se o objetivo for apenas estética. E lembrando pela milésima vez: a alimentação é muito mais importante para a perda de gordura do que os exercícios físicos.

         Sobre a crença de que comer menos gordura é o melhor caminho para emagrecer, não vou nem discutir mais.  Agora, se comer à noite engorda muito mais do que em outros horários é verdade, isto é outro ledo engano. Não existe diferença no ganho de gordura ao longo do dia a partir da alimentação. Se você está ingerindo mais caloria do que gastando, e não tomando cuidado com o que come, seja em qual horário for, irá engordar da mesma forma. E indo neste caminho, existe o famoso comer em 3 em 3 horas ou o máximo de porções possíveis ao longo do dia. Ajuda a emagrecer ou não?

            Concluindo o texto, o mais importante, como já disse inúmeras vezes, é o cuidado com a dieta, executando-a da maneira mais equilibrada possível, sem muitos exageros. Não existe pílulas ou alimentos mágicos, e quem oferece isso está te enganando. Dieta saudável, exercícios e paciência. Essas são as palavras-chaves para uma vida cheia de saúde e corpo em forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário