quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

BLOG CURIOSIDADE: UM BEBÊ NEGRO PODE NASCER DE PAIS BRANCOS, OU VICE-VERSA?



Muitos fazem este questionamento. A maioria opta em dizer que houve...´´Traição, oras!´. A desconfiança de infidelidade é grande. É realmente uma chance muito ínfima disso ocorrer naturalmente. Mas ela pode ocorrer.

São muitos os genes que comandam a produção de melanina ( nosso pigmento de cor) na pele. Durante o cruzamento genético a partir da junção do DNA tanto dos gametas masculinos ( espermatozoides) quanto dos gametas femininos ( óvulos), são produzidas diversas combinações desses mesmos genes e seus respectivos alelos ( variação de um mesmo gene, em uma explicação simplificada). Com isso, o espectro de cores possíveis é uma mistura de todo o material genético ligado à cor da pele carregado por ambos os pais. Por isso que, quando o pai é branco e a mãe é negra, por exemplo, normalmente o filho nasce de pele morena, já que existe uma média de combinações de genes ´cor escura´ e genes ´cor branca´. Entendendo isso, fica fácil inferir que, nos extremos dessa ´média´ ficam filhos totalmente brancos e filhos totalmente negros. Ou seja, de um pai branco e uma mãe negra, é relativamente frequente sair um filho que herde apenas a cor predominante de um dos seus pais. E, voltando à pergunta inicial, temos duas formas de respondê-la positivamente.

Hoje em dia, é difícil existir pessoas que descenderam de uma família totalmente branca ou negra. As misturas sexuais entre os grupos do mundo inteiro são muito intensas desde épocas muito remotas. Por causa disso, diversos genes ativos ligados a uma cor ficam dentro do material genético de um indivíduo mesmo ele parecendo não tê-los. Portanto, pais brancos que possuem negros em sua árvore genealógica podem ter muito poucos genes ativos relacionados às cores negras, mas eles possuem. E, dependendo das combinações, esses genes/alelos podem ser escolhidos todos juntos durante as permutas, resultando em filhos bem negros, mesmo vindo de pais brancos, ou vice-versa. Essa é primeira forma. A segunda forma do ´´milagre´´ ocorrer está em um fenômeno descrito pela biologia como Atavismo.

Atavismo é a ativação de certos genes adormecidos ou bloqueados em uma espécie, fazendo com que certas característica físicas surjam no indivíduo que eram típicas de algum ancestral evolucionário ou que tenham perdido a utilidade durante os processos de mutações genéticas. Essas ativações podem ocorrer devido a diversas causas, desde falhas genéticas até radiação radioativa. Por exemplo, sabemos que as aves não possuem dentes, mas que os seus ancestrais, os dinossauros, sim. Já foram reportados e observados vários casos de galinhas que nasceram com dentes durante a história, porque alguns ´genes de dinossauro´ estão dentro das galinhas e, às vezes, são acordados. Em laboratório isso já foi feito diversas vezes, com induções conscientes para a ativação desses genes. Outro caso é ocorrência de rabos em humanos ou a presença de vários mamilos nos chimpanzés fêmeas. Ambas características que estavam adormecidas e que possuem origem de antigos ancestrais mamíferos ( cães, por exemplo, possuem rabo e vários mamilos nas fêmeas, derivados desses ancestrais comuns conosco). Resumindo: temos um fenótipo ( características físicas) que podem não ser, necessariamente, um espelho do nosso genótipo ( características genéticas).

Assim, esses genes podem ser acordados por algum motivo, e dar origem a uma criança de pele clara, mesmo seus pais sendo bem negros. Para pais de gerações totalmente brancas também é a mesma coisa. O atavismo, nesse caso, é entre indivíduos da mesma espécie, e é até mais fácil de ocorrer. Um famoso, e triste caso, ocorreu com Sandra Laing. Ela nasceu de cor negra mas de pais brancos, durante o Apartheid na África do Sul ( regime de segregação racial no país, entre 1948 e 1994, que dividia a população de acordo com a sua cor, de forma, muitas vezes, forçada militarmente). Por causa disso, Sandra foi separada dos pais quando chegou à idade de 10 anos. O excelente filme ´Skin´, de 2008, retrata muito bem essa história.

Portanto, na hora do parto, não se assuste, é apenas uma pegadinha aprontada pela natureza. Ou não...

OBSERVAÇÃO: Eu não estou considerando doenças de pele para responder a pergunta inicial, como o vitiligo ou albinismo.

Texto relacionado: http://www.saberatualizado.com.br/2015/08/cor-da-pele-e-vitamina-d.html ( Cor da pele e vitamina D)
Foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário