sábado, 30 de julho de 2016

HOJE É DIA DO CARTAZ... QUANTOS CARTAZES CRIATIVOS VIMOS ATÉ NOS CINEMAS!

Hoje (30 de julho) é a data em que se comemora o dia nacional do cartaz, uma das peças mais antigas da história da Publicidade. O material que conhecemos, um grande impresso vertical em quatro ou mais cores, combinando texto e imagem e fixado em locais de circulação de público, surgiu oficialmente em 1886, a partir do trabalho de Jules Cherét. Este artista-publicitário era filho de um compositor tipográfico e também aprendiz de um litógrafo em Paris, tendo posteriormente ido a Londres estudar técnicas mais modernas. Ao voltar a Paris em 1860, Cherét desenvolveu ao longo dos anos seguintes um sistema de três a quatro cores de impressão, sendo sua primeira obra completa o cartaz de Valentino, um tradicional baile de máscaras parisiense.
A partir desta peça simples, um novo universo de oportunidades foi criado, e a importância das gráficas-agências foi se intensificando no mercado capitalista industrial da época. Atualmente, há tanta tecnologia gráfica e quase tudo o que se sonha pode ser inserido em um (aparentemente) simples cartaz. Tais novos recursos enriquecem ainda mais a mensagem publicitária e permitem, em alguns casos, a interatividade com o público de passagem, necessidade esta cada vez mais frequente num mundo cada vez mais cético e seletivo.
É do cartaz que praticamente todas as peças posteriores surgiram, e por essa mesma razão é que toda campanha mereceria um cartaz como peça-conceito: texto e imagem formando uma mensagem homogênea, livre de amarras de meios e veículos de comunicação, atuando simplesmente pelo que é: o primeiro passo da comunicação publicitária.

Por: Henrique Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário