segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A POPULAÇÃO IDOSA VAI TRIPLICAR NO BRASIL!






Em 40 anos, população idosa vai triplicar no Brasil, aponta IBGE



                                         As crianças diminuirão... pais querendo menos filhos, ao passo que os idosos estão vivendo mais e a tendência é crescer cada vez mais.

                                         Nesta segunda-feira, 29, numa publicação do Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE) traz dados coletados que mostram que, em 40 anos, a população idosa vai triplicar no Brasil e passará de 19,6 milhões (10% da população brasileira), em 2010, para 66,5 milhões de pessoas, em 2050 (29,3%).Já imaginou uma população maior da terceira idade, como ficará a aposentadoria, o atendimento público?
                                           São estimativas de drástica mudança no perfil da população idosa ocorrerá em 2030, época em que o número absoluto e o porcentual de brasileiros com 60 anos ou mais idade vão ultrapassar o de crianças de 0 a 14 anos.
Transcorridos 14 anos, os idosos chegarão a 41,5 milhões (18% da população) e as crianças serão 39,2 milhões, ou 17,6%, segundo estimativas do IBGE>

                                         O aumento do número de idosos associado à redução das crianças implica em mudanças profundas em políticas públicas de saúde, assistência social e Previdência, entre outras, destaca o capítulo escrito pelo demógrafo Celso Simões. A mudança nas regras de concessão de aposentadoria tem sido um dos principais pontos de discussão do governo do presidente em exercício Michel Temer. 

                                           A tese do governo é de que, se não for adiada a aposentadoria dos trabalhadores brasileiros, o sistema previdenciário entrará em colapso e não haverá recursos para honrar os benefícios no médio prazo. O principal argumento do governo é o aumento da expectativa de vida do brasileiro, que passou de 62,5 anos em 1980 para 70,4 anos em 2000 e 75,2 anos em 2014
.··.

Nenhum comentário:

Postar um comentário