terça-feira, 25 de outubro de 2016

DIA DO SAPATEIRO...HOMENAGEM A MILTON BOMFIM HÁ 50 ANOS COMO SAPATEIRO!



Mesmo trabalhando em Londrina há 50 anos como sapateiro, Miltom Bomfim garante que continua aprendendo todos os dias.

Foto: Wilhan Santin
Foto: Wilhan Santin


"Renovadora de Calçados Central". Essa é a inscrição que está na placa de uma das 105 lojas do Centro Comercial de Londrina. O nome do estabelecimento, uma sapataria, não é ideia de nenhum publicitário, mas do próprio dono do lugar, que renova calçados de londrinenses há cinco décadas.

Miltom Bomfim, 78 anos, é um baiano de poucas palavras, sorriso contido. Veste um jaleco azul e, entre outros instrumentos, pilota uma velha máquina Singer, cinquentenária. Seu ambiente de trabalho é um complemento perfeito para o ar nostálgico do próprio Centro Comercial, com seu inconfundível piso de ladrilho hdráulico, cuja construção se concluiu em 1963.

Avesso a entrevistas, Bomfim minimiza o fato de ser, provavelmente, o sapateiro há mais tempo em atividade em Londrina. Mas topa receber o repórter, depois de uma breve insistência, e vai dando respostas sem parar os consertos de saltos, solas e afins.

Corria 1965 quando ele pisou pela primeira vez na terra vermelha, já com 28 anos e a experiência de trabalhar em sapatarias de Vitória da Conquista, a terra natal, onde aprendeu o ofício, além de passar por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Curitiba. Da capital paranaense não gostou por causa do frio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário