segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

QUAL A VANTAGEM DE BELINATI DIZER QUE LONDRINA TEM A MAIOR CRISE DA HISTÓRIA?

       


ESTÁ NA IMPRENSA FALADA E ESCRITA DE LONDRINA:
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), promete anunciar nesta segunda-feira – 30º dia de seu mandato – medidas “duras” e “impopulares” para enfrentar o que afirma ser a “pior crise da história” do município.
A afirmação consta da edição de sexta-feira da Folha de Londrina. Não foi desmentida, então se dê o escrito pelo dito.
O prefeito precisa ser melhor orientado para evitar afirmações escalafobéticas como essa, distorcida, sem amparo factual – e portanto mentirosa.
Qual a “pior crise” que Londrina enfrentou em sua história? O cerco dos grileiros que reivindicavam a sua posse, no início de 1930? A guerra civil de 1932, que bloqueou a divisa de São Paulo com o Paraná, impedindo a entrada de colonos e insumos e, assim, ameaçando o empreendimento incipiente da Companhia de Terras? A epidemia de malária em 1941? Os incêndios florestais do início da década de 196O, provocados pela longa estiagem? A geada de 1975, que exterminou os cafezais? Ou outra?
Certamente Belinati se refere ao estado das finanças do município. E é aí que sua afirmação torna-se ainda mais estapafúrdia, pois o déficit que ele projeta para este ano é de R$ 120 milhões, o equivalente a 6,6% do orçamento, que é de R$ 1,8 bilhão.
Qual prefeito enfrentou a maior escassez de recursos e desorganização administrativa no início da gestão? Certamente não é Belinati, que está em situação extremamente confortável em relação, por exemplo, a Wilson Moreira. Moreira assumiu em 1983, sucedendo Antonio Belinati, tio e mentor político de Marcelo. Belinati tio se descompatibilizara um ano antes do final do mandato para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados e quando seu vice, José Antonio Del Ciel, entregou o governo, a situação era esta: 14 centavos em caixa e uma dívida – um terço vencida, o restante a vencer nos quatro anos seguintes – de 29,2 bilhões de cruzeiros, o que equivalia a 3,3 vezes o orçamento daquele ano.
Acredito naquela fala: "Quem comenta erros alheios quer os seus ocultar". A situação não é tão feia assim como o prefeito Belinati quer pintar. O país inteiro passa por dificuldades... não só Londrina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário