quinta-feira, 31 de agosto de 2017

CURIOSIDADE: VOCÊ SABE O QUE É "PAREIDOLIA" ?...


Rosto em Nuvens - Pareidolia



















































Olho Incrível com ralo de pia - Pareidolia
pareidolia é uma característica presente em todos nós seres humanos. Ela nos faz reconhecer rostos em qualquer formação de luz, sombra ou objetos que formem traços básicos de uma face humana. Saiba mais sobre esse “fenômeno” e veja algumas imagens que farão você perceber que também carrega um pouquinho de pareidolia.
Rosto em Torneira - Pareidolia
Rosto em Iceberg no Gelo - Pareidolia
O ciêntista americano Carl Sagan, que realizou estudo sobre o fenômeno conhecido como pareidolia, afirma que nós, seres humanos, desde o nascimento somos “programados” para identificar facilmente um rosto humano, provavelmente como uma técnica de sobrevivência natural. Isso faz com que as pessoas, apenas com mínimos detalhes, consigam reconhecer rostos a distância e com fraca visibilidade. Claro que isso pode também nos levar a cometer erros e interpretar imagens aleatórias ou padrões de luz e sombra como sendo rostos.
Rosto em Pedras - Pareidolia

Para que serve e como ocorre a Pareidolia

As vantagens evolutivas da capacidade de discernir com precisão um amigo de um inimigo em uma fração de segundos são numerosas. Por exemplo, homens e mulheres pré-históricos que ao identificar um inimigo como um amigo poderiam sofrer consequências mortais por este erro. Este é apenas um dos inúmeros casos de pressão evolucionária responsável ​​pelo desenvolvimento da capacidade de reconhecimento facial dos humanos modernos.
Um estudo do cérebro feito em 2009 descobriu que os objetos percebidos como rostos ativam uma determinada área do cérebro, que é muito semelhante à ativada quando nós olhamos para um rosto humano, enquanto que outros objetos comuns não mexem com essa área. O estudo também percebeu que a ativação dessas áreas é quase como um reflexo, não passando por uma fase de identificação e processamento da informação recebida.
Esses estudos ajudam a explicar por que ao vermos um círculo com linhas no lugar da boca e dos olhos, rapidamente entendemos aquele desenho como um rosto, como acontece no caso da utilização dos emoticons, tão famosos em chats na internet (pois é, isso está ligado à pareidolia). O mais incrível não é apenas a percepção de um rosto, mas também a captação da emoção que aquele desenho está transmitindo. Com pequenas mudanças nos emoticons, por exemplo, a grande maioria de nós consegue entender a emoção que aquele desenho representa. =( =D
Rosto em Garrafa Térmica - Pareidolia
Rostos em Binóculos Públicos - Pareidolia
Casa com formato de Rosto - Pareidolia
Esta capacidade complexa e sutil é o resultado de eras de seleção natural, que favoreceu os indivíduos com a melhor percepção para identificar, por exemplo, algo ameaçador em outras pessoas, proporcionando uma oportunidade de fugir ou atacar preventivamente. Em outras palavras, o processamento desta informação inconscientemente – antes de ser passado ao resto do cérebro para um processamento detalhado – acelera o julgamento e a tomada de decisões. Um detalhe interessante é que esta capacidade, embora altamente especializada para o processamento e reconhecimento de emoções humanas, também funciona para determinar o comportamento de animais selvagens, o que reforça ainda mais a relação da pareidolia com a própria história da evolução.
Pareidolia

Nenhum comentário:

Postar um comentário