segunda-feira, 21 de agosto de 2017

PROFESSORES CONTAM MENTIRAS SOBRE HERÓIS DA HISTÓRIA DO BRASIL!

                         







Na novela Novo Mundo da Globo é retratada a construção deste país que acabou formando o Brasil de hoje. Através de atores e atrizes tomamos conhecimentos como foi construído o famoso jeitinho brasileiro, no que resultaram as influências europeias, africanas e indígenas, a mistura de povos e a formação desta sociedade. Na novela, uma mulher que era escrava se envolve com um austríaco afortunado, um índio branco não consegue se adaptar à vida na mata, um branco torna-se índio, um monarca transmite seus ideais através de mensagens anônimas na imprensa e muito além. Coisas tristes são mostradas na novela. Verdades e mentiras se entrechocam.

Eis umas verdades históricas:



Como professor de História na Rede Pública Estadual ficava até chateado e constrangido em falar dos heróis que tínhamos  nos fatos livrescos...  
 Cabral, o que descobriu o Brasil;Martin Afonso, quem colonizou; Anchieta catequizou; Paes Leme, o cara que desbravou; Calabar, o que traiu; Tiradentes, o que antecipou; D.Pedro I, o que gritou; D… Pedro II, o que dançou; Princesa Isabel, a que redentou; Caxias, o que espadanou; Deodoro, o que proclamou; Oswaldo Cruz, o que saneou; Santo Dumont, o que voou; Bilac, o que obrigou; Getúlio, o que se matou; Pelé, o que marcou... Todos têm suas marcas que os caracterizam como heróis.
         Tenta-se passar a inverdade que o Brasil se tornou independente graças o grito de D.Pedro I. As pessoas não podem se esquecer de que D.Pedro I, por exemplo,  mandou fuzilar um verdadeiro líder popular e revolucionário: Frei Caneca, que liderou a Confederação do Equador, em 1824, em Pernambuco. Temos que rever o mito do herói bandeirante, sabemos que entradas e bandeiras do século XVI tinham como objetivo penetrar no território brasileiro a partir de São Paulo para obtenção de metais preciosos e escravos. A ação dos bandeirantes era puramente predatória para não dizer criminosa.

Reflexão do Blog
Heróis verdadeiros e patrióticos temos muitos neste país. Cidadãos e Cidadãs que trabalham de sol a sol, percebem baixos salários, e todos os segmentos sociais funcionam normalmente. Alguns acumulando riquezas e a maioria acumulando miséria, caminhos tortuosos, dificuldades mil, mesmo assim se orgulham e amam o Brasil. Muitos não têm o que comer o que vestir, onde morar, sem médico e remédio... mas apesar de tudo o trabalhador brasileiro é um autêntico herói que enfrenta as diversidades de cabeça erguida , confiante em Deus e trilha o caminho do bem e querendo muita paz para seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário