domingo, 31 de dezembro de 2017

ARTIGO ESPECIAL PARA ESTUDANTE: "COMO ESTUDAR MELHOR?"



Na faculdade tive um professor que dava uma matéria totalmente fora do meu currículo desejado. Era Mecânica Aplicada ou coisa assim. O que interessa desse professor é que por culpa dele eu entendi uma coisa sobre a minha forma de estudar.
Como todo professor, ele era contra “colar”, porém, se você fizesse a sua própria “cola“, tudo bem. Era permitido utilizar uma folha sulfite, frente e verso, onde colocávamos todas as formas e exercícios que quiséssemos para consultar na prova. A gente escrevia tudo na menor letra possível, copiava o caderno do semestre inteiro em duas páginas e partia para enfrentar aquelas provas complicadas. Só que depois dessa matéria eu continuei com esse hábito para estudar para tudo, mesmo que a “folha da cola” não pudesse ser utilizada. Quando aplicava o conteúdo que havia copiado desatento para outra folha, cuidando com o tamanho da letra e prestando mais atenção, aprendia melhor. Isso virou meu principal método de estudo.
Na verdade eu nunca havia relacionado isso com desenho e quadrinhos, até conversar com uma amiga esses dias. Ela me chamou pra perguntar qual era meu processo de (des)organização para manter em dia meus quadrinhos, cursos, podcast, namorada, esportes, etc. Dá até mais um texto sobre esse papo. Em certo ponto a gente discutiu sobre estudar, porque ela está estudando pintura digital por conta. E eu a lembrei de uma coisa que veio diretamente dessa experiência que expliquei atrás.
É ótimo estudar, mas a gente tem um limite diário de aprendizado e também um limite geral para aprendizado teórico. Aplicando qualquer desses aprendizados na prática em projetos, o processo de evolução é reequilibrado.
  • É legal estudar o efeito do contraste nas pinturas clássicas e como funcionam as cores complementares, mas que tal colorir alguns desenhos em que você possa aplicar esse conceito?
  • E quando estudando teoria da narrativa gráfica, que tal fazer pequenas histórias em quadrinhos para testar esses conceitos?
  • E quando estudando roteiro, que tal escrever contos minúsculos que mesmo assim aceitam a jornada do herói?
  • Assim por diante!
O meu estilo de estudo é meio superficial, confesso. Gosto de estudar coisas o suficiente para me virar e aprender o máximo de coisas possível para poder fazer eu mesmo. E esse estilo de aplicar os estudos sempre é uma forma de ir fixando meus aprendizados.
E você, como faz pra fixar melhor o que está estudando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário