domingo, 17 de dezembro de 2017

BLOG DE TECNOLOGIA: "BIG DATA"... O QUE É E POR QUE É IMPORTANTE?


Vamos aprender:


Big Data é o termo que descreve o imenso volume de dados – estruturados e não estruturados – que impactam os negócios no dia a dia. Mas o importante não é a quantidade de dados. E sim o que as empresas fazem com os dados que realmente importam. Big Data pode ser analisado para a obtenção de insights que levam a melhores decisões e direções estratégicas de negócio.

A história do Big Data e considerações atuais
Embora o termo "big data" seja relativamente novo, o ato de recolher e armazenar grandes quantidades de informações para eventual análise de dados é bem antigo. O conceito ganhou força no início dos anos 2000, quando um analista famoso deste setor, Doug Laney, articulou a definição de big data como os três Vs:

Volume. Organizações coletam dados de uma grande variedade de fontes, incluindo transações comerciais, redes sociais e informações de sensores ou dados transmitidos de máquina a máquina. No passado, armazenar tamanha quantidade de informações teria sido um problema – mas novas tecnologias (como o Hadoop) têm aliviado a carga.

Velocidade. Os dados fluem em uma velocidade sem precedentes e devem ser tratados em tempo hábil. Tags de RFID, sensores, celulares e contadores inteligentes estão impulsionado a necessidade de lidar com imensas quantidades de dados em tempo real, ou quase real.

Variedade. Os dados são gerados em todos os tipos de formatos - de dados estruturados, dados numéricos em bancos de dados tradicionais, até documentos de texto não estruturados, e-mail, vídeo, áudio, dados de cotações da bolsa e transações financeiras.

No SAS, consideramos duas dimensões adicionais quando falamos sobre big data:
Variabilidade. Além da velocidade e variedade de dados cada vez maiores, os fluxos de dados podem ser altamente incosistentes com picos periódicos. Existe algo em tendência nas redes sociais? Diariamente, picos de dados sazionais ou picos gerados com base em eventos podem ser um desafio de gerenciar. Ainda mais quando falamos de dados não estruturados.

Complexidade. Os dados de hoje vem de várias fontes, o que torna difícil estabelecer uma relação, corresponder, limpar e transformar dados entre diferentes sistemas. No entanto, para que seus dados não saiam rapidamente de controle, é necessário ligar e correlacionar relações, hierarquias e as várias ligações de dados.

O grande potencial do Big data

A quantidade de dados que está sendo criada e armazenada em um nível global é quase inconcebível. E esta quantidade só continua aumentando. Isso significa que há ainda mais potencial para extrair insights de negócios provenientes destas informações – mesmo que apenas uma pequena porcentagem destes dados é realmente analizada. O que isso significa para as empresas? Como elas podem utilizar melhor as informações que fluem para dentro de suas organizações todos os dias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário