domingo, 17 de dezembro de 2017

SERÁ QUE RESOLVE OS NOVOS AVISOS EM MAÇOS DE CIGARRO?











AVISOS DIRETOS EM MAÇOS DE CIGARRO:
"VOCÊ SOFRE, VOCÊ ENVELHECE, VOCÊ PREJUDICA,
  VOCÊ INFARTA, ADOECE E MORRE"

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que um terço da população mundial adulta, isto é, cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam. 
A fumaça do cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas. O alcatrão, por exemplo, é composto de mais de 40 compostos cancerígenos. Já o monóxido de carbono (CO) em contato com a hemoglobina do sangue dificulta a oxigenação e, consequentemente, ao privar alguns órgãos do oxigênio causa doenças como a aterosclerose (que obstrui os vasos sanguíneos). A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) droga psicoativa que causa dependência. Ela também aumenta a liberação de catecolaminas, que contraem os vasos sanguíneos, aceleram a freqüência cardíaca, causando hipertensão arterial.
O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derrame cerebral. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todo ano cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando.


Minha História: Aos 15 anos comecei a fumar. Ia ao rio de Porecatu nadar... pois morava em Centenário do Sul. Aconteceu que subi numa árvore depois de tomar um banho no rio, fumei bastante e desmaiei.
Caindo lá de cima numa touceira. Ao meu lado estava o saudoso João Geraldo que me acudiu. Após o acontecido, jamais coloquei um cigarro na boca.
Há males que vem pra bem... Não fumo e não suporto nem a fumaça do cigarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário